Blog

Tosar ou Não Tosar Seu Cãozinho no Calor

Seu cão tem calor? Ofereça muita água fresca, molhe-o, refresque o piso, mas NÃO O TOSE !

Sim, você leu certo! Exceto para os casos extremos, de pelo embolado, contaminado e sujo, você não deve tosá-los ou irá causar mais problemas ao cão!

O mecanismo de compensação térmica dos cães é completamente diferente do nosso: quando está quente, nossa pele transpira. O suor liberado sobre a pele evapora, roubando calor do corpo e abaixando, assim, a nossa temperatura. Mas cães não transpiram pela pele! Eles fazem a regulação da temperatura do corpo pela boca: ficam ofegantes, expulsando o ar quente e diminuindo assim a sua temperatura interna.

Embora muitas pessoas não saibam, o pelo protege o cão do frio e do calor, com um grau de isolamento térmico, que aumenta com a sua espessura. Por isso, tosar o pelo pode atrapalhar mais que ajudar.

Além disso, a pele do cão não possui a grossa camada de queratina que a nossa pele possui. A queratina é uma proteína protetora, que torna a pele resistente ao atrito. Cães têm o pelo para proteger-lhes a pele do atrito!

É perfeitamente compreensível que alguns tutores de cães, em meio ao calor, pensem que seus cães estejam sofrendo por causa de excesso de pelos. O pensamento comum é de que se, nesse calor, o humanos tivesse que andar com um casaco de pele, morreria. E morreríamos mesmo, afinal, dissipamos o calor pela pele. Mas, quando compreendemos a fisiologia da dissipação do calor, nos cães, concluímos que tosar não ajuda - e que pode piorar o problema!

Fonte: aparj.org

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.