O temperamento esperado no Pastor Branco Suiço


Somos todos muito observadores naquilo que nos chama a atenção e nos atrai. Com a convivência  ao longo de 14 anos de contato com a raça, sinto-me muito à vontade de dar opiniões que possam influenciar a opção das pessoas por ter um cão da raça. 

Qual o real temperamento do Pastor Branco Suiço ?


Devido às muitas discussões sobre seu temperamento, abre-se uma margem para interpretações diferentes no que diz respeito se o Pastor Branco é um cão de guarda ou não. 

Como é sabido, muito depende de sua criação, mas o fator genético também conta muito.  

É possível se confirmar que a linhagem sanguínea é fator importante na definição do caráter e personalidade do cão. As antigas linhagens no Brasil, de ascendência americana, apresentavam um temperamento mais agressivo, chegando até ao extremo de ser considerado cães não sociáveis. 

Com a introdução de novas linhagens importadas, principalmente da Europa, o temperamento dos exemplares tornaram mais mansos e sociáveis. 

O padrão da raça estabelece que o Pastor Branco Suiço é um cão de companhia, atento e territorial, mas mesmo assim,  cães com um grau de agressividade considerado médio. Este grau de agressividade se refere a pessoas estranhas e não pessoas da família.

Experiências ao longo do tempo e o contato com pessoas que adquiriram filhotes da raça, demonstram que o Pastor Branco Suiço se apresenta um cão sociável com as pessoas da casa e também sociável com as pessoas ditas “amigo”. 

Alguns cães, cuja criação é menos coberta de mimos e atenção, têm a tendência de se tornarem mais territoriais e não permitido a entrada de estranhos. Apresentam-se de uma forma “imponente”, porém não tão assustadora. Cães com tratamento privilegiado, criados dentro do ambiente familiar, tendem a ter um temperamento mais dócil, assim como cães que são socializados fora de casa em passeios e contatos constantes com pessoas e outros animais.

Quanto ao convívio familiar, são muito dóceis  e extremamente equilibrados. Indicado para crianças de qualquer idade, pois não têm reação agressiva quando provocado. 

Existe uma grande demanda pela raça por pessoas idosas em busca de companhia. Com sua qualidade principal “companheiro” e dedicado ao dono. 

São cães que gostam e precisam de companhia. Não são recomendados para pessoas que não têm tempo disponível para eles. A necessidade de ter companhia é muito grande e seu temperamento se desenvolve muito melhor quando não se sente só. 

O Pastor Branco Suiço se adapta muito bem a outros cães e outros animais. Fácil convívio com gatos, pássaros e outros animais de estimação no geral. 
, 04/05/2017

Entre em contato

Ninhadas

Always   Luz

Always x Luz

Nascimento: 02/08/2020

  Conheça

Always x Luz

Nascimento: 02/08/2020
Machos: 3
Fêmeas: 5
Disponíveis: 2